
Segurança do trabalho é o conjunto de medidas e ações que são adotadas com a finalidade de reduzir os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e assim proteger a integridade do trabalhador no ambiente de trabalho.
A Segurança do Trabalho atua de diversas maneiras dentro da empresa, sempre buscando adaptar o ambiente de trabalho ao trabalhador, proporcionando segurança e aumentando a produtividade. Para isso, são desenvolvidas ações técnicas, administrativas, médicas e legais, tais como:
- Aplicação da legislação de segurança do trabalho, normas técnicas e responsabilidades do empregador e dos empregados perante o quesito segurança;
- Estudo e avaliação do ambiente de trabalho;
- Análise das causas de acidentes de trabalho;
- Palestras e treinamentos de NR’s;
- Aplicação e uso de EPC’s e EPI’s;Avaliação dos resultados obtidos e eventual correção ou ajuste dos métodos usados;
- Ações relacionadas à área de medicina do trabalho;
- Avaliação das causas de doença do trabalho;
- Exames médicos do PCMSO;
- Elaboração de um PPRA;
- Confecção de um mapa de risco;
- Sugestão de medidas corretivas;
- Eventual avaliação psicológica no trabalhador;
- Realização de vacinação de acordo com o risco da função (quando houver); e
- Registro e guarda dos dados de acordo com as normas vigentes.
